Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Movimento "Eu quero VLT em Salvador" expõe e debate com vereadores de Salvador

Álvaro Almeida em debate com os vereadores - créditos Eliezer Santos
Na terceira reunião de trabalho da Comissão de Acompanhamento dos Recursos e da Realização das Obras Destinadas ao Município de Salvador para a Copa do Mundo de 2014, na manhã desta quinta-feira (12), no auditório da Câmara, o presidente da comissão, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), abriu espaço para uma palestra sobre o VLT (Transporte Leve sobre Trilhos) e informou que o colegiado foi convidado para uma atividade do Conselho Gestor dos Empreendimentos para a Copa, pleito da última reunião.
Segundo o vereador Sandoval, o colegiado da Copa fará uma sessão especial para debater as etapas reais de implantação do modal de transporte de massa para Salvador e convidará Zezéu Ribeiro, secretário estadual de Planejamento; Otto Alencar, vice-governador e titular da pasta estadual de Infraestrutura; e José Mattos, secretário municipal de Transportes. Realizará também um fórum municipal, no final deste mês, no Centro de Cultura da Câmara.
Palestra VLT
Uma breve e esclarecedora palestra sobre o modal VLT, confrontando-o com o BRT (Corredor de Ônibus), foi apresentada por Álvaro Almeida, integrante do movimento “Eu Quero VLT em Salvador”, da sociedade civil organizada.
De acordo com Álvaro, “o VLT é um sistema seguro, rápido, eficaz, confortável e ecologicamente correto, pois faz uso de energia elétrica”. Observou que este modal preservará a área verde da Avenida Paralela, enquanto o BRT propõe a pavimentação.
Dentre as comparações VLT/BRT, informou que o VLT transportará, por hora, entre 35 e 50 mil pessoas e o BRT entre 9.600 e 16 mil. Frisou que não prega o fim dos ônibus, mas um “planejamento que integra metrô, VLT, ônibus, veículos particulares, motocicletas e bicicletas”.
Integrante da Comissão da Copa, o vereador Alemão (PRP) lamentou que “nunca fora convidado para debater o metrô, quando esteve à frente da associação do seu bairro”. Para ele, os debates sobre os modais BRT e VLT têm servido para dar mais esclarecimentos, ajudando na definição do que será melhor para Salvador. “Não quero uma escolha que fique defasada em pouco tempo”, destacou.
“O tempo está passando e não temos definições de datas e nem de obras”, disse preocupado o vereador Alberto Braga (PSC) ao criticar o Plano Diretor da Copa do Mundo na Bahia, que fora apresentado pelo vereador Sandoval. Sobre o modal de transporte, pediu comparativo de custo. Segundo Álvaro, a implantação do VLT necessitará de R$ 3 bilhões e do BRT de R$ 600 milhões.
No entendimento do assessor técnico da Comissão da Copa, Nelsival Menezes, que conferiu o funcionamento do modal VLT na Europa, este apresenta eficiência no cumprimento dos horários e em matéria de segurança.
Também participaram da reunião de trabalho os vereadores TC Mustafa (PT do B) e Cristóvão Ferreira Júnior (PDT) e os assessores técnicos da Comissão da Copa Francisco Salles, Clementina Santos e Aurelino Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares