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sábado, 1 de outubro de 2011

O Metrô de Xangai e o de Salvador

Xangai começou seu metrô apenas 16 anos atrás. No ano passado, se tornou o maior sistema do mundo, com 420 km. O recorde foi alcançado justamente com a inauguração da automatizada linha 10, construída a toque de caixa para ficar pronta a tempo da Expo Xangai.



O governo chinês vê sentido de urgência no metrô e nas obras de infraestrutura em geral: com a estimativa de mais 400 milhões de chineses migrando para a cidade nas próximas duas décadas, é preciso se preparar para toda essa gente. Já ouvi mais de uma vez que o exemplo negativo vem da América Latina e sua caótica urbanização desordenada e violenta. 
Invertendo o sentido, o Brasil das Olimpíadas e da Copa também deve ver a velocidade chinesa como mau exemplo? Nem tanto: hoje, comparar os dois ritmos atuais extrapola o dilema da lebre e da tartaruga.


Tomemos o metrô de Salvador, cidade que é uma das sedes de 2014. Em obras desde 1999, até hoje não entrou em operação _e isso que a linha 1 terá apenas 6 km. Se, num enorme exercício de boa-fé, acreditarmos que seja de fato inaugurada no ano que vem, terão sido 13 anos de espera.
Numa conta simples: se o mesmo consórcio da Bahia tivesse sido contratado por Xangai, a malha atual do centro financeiro chinês só ficaria pronta daqui a 913 anos, em 2908! E fossem os chineses abrindo buracos em Salvador, a linha 1 seria inaugurada em meros três meses!

Em nível nacional, a soma de todos os metrôs brasileiros é de 226 km, ou pouco mais da metade da malha de Xangai. A China conta com 1.395 km em funcionamento em 12 cidades. Até 2015, estima gastar mais US$ 155 bilhões para construir 96 linhas de transporte ferroviário urbano.


Os cínicos dirão que, pelo menos, os soteropolitanos não correm risco de acidente no metrô. Mas nem isso: em fevereiro, uma explosão no canteiro de obras deixou três feridos em Salvador, dois em estado grave. 


Os paulistanos também se lembrarão da cratera que matou sete pessoas em Pinheiros, em 2007. Foi na Linha Amarela, que funciona com 9 km após sete anos de construção, média de 1,2 km/ano.  O tatuzão brasileiro está mais para lesma do que para tartaruga.


Escrito por Fabiano Maisonnave
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