Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Conquista do poder

O projeto do BRT de Salvador não é um projeto para a melhoria da mobilidade urbana. É um projeto de conquista de poder. E poder para quem? Poder para as empresas de ônibus, para a imagem de um prefeito que quer dizer que fez algo grande para a cidade, e para os carros particulares.
Aí algumas pessoas entram em parafuso e dizem: não entendi nada. Eu pensava que isso era para melhorar o caótico trânsito da cidade. 
Eu te explicarei. É conquista de poder para as empresas de ônibus porque dificulta o crescimento do transporte sobre trilhos (Metrô, VLT), mesmo que seja daqui a quinze ou vinte anos. Cria-se o BRT Lapa Iguatemi, mesmo sabendo que a demanda entre a Lapa e o Parque da Cidade não arca com o custo do investimento, mas marca-se território. Já entre a Pituba e o Iguatemi há muita demanda, aí se cria uma estrutura gigantesca que para usar os trilhos no futuro haveria a necessidade de destruir tudo o que o BRT quer construir. Como dificilmente isso iria ocorrer, esqueça o transporte sobre trilhos para a Pituba. 
Quanto à estrutura de poder para os carros particulares, pense em quantas pessoas influentes são donas de postos de gasolina, de estacionamentos, e de concessionárias de venda de automóveis. Pense em quanto que a Prefeitura de Salvador arrecada com a indústria das multas. Você acha que estas pessoas estariam interessadas que o(a) soteropolitano(a) usasse transporte de qualidade como o Metrô, o VLT, o ônibus, a bicicleta, a calçada, o plano inclinado, e a passarela? Não! Eles querem que continuemos apaixonadxs por andar de carro. Agora em uma reflexão mais profunda: você lembra do presente que você comprou pra o aniversário daquela criancinha do sexo masculino? Foi um carrinho? Sério? Pois bem, lamentavelmente você o estimulou que inconscientemente ele seja apaixonado por carro. Quer saber de algo mais profundo: a indústria automobilística presenteia projetos urbanísticos para as prefeituras com o intuito de garantir o espaço para os carros e patrocina filmes infantis para a criação de uma cultura de amor aos carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares