Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Shopping


Chegou o sábado, e o que fazer com as crianças? Elas não querem estar em casa, querem sair, conhecer coisas novas, divertidas, agitadas e diferentes. E é aí que as mães e pais decidem ir ao shopping para ver um mundo de coisas interessantes e baratas, promoções, novidades, lanche gostoso, cinema, tudo em busca do conforto, tranquilidade, segurança, organização, temperatura agradável, comodidade e diversão. 
Ir ao shopping como lazer é uma falsa realidade da cidade. Faz com que as crianças não vivam o mundo com toda sua irregularidade, e sim a estar em um espaço planejado para o consumo - armadilha fácil para a formação de pessoas consumistas. Passear no shopping não é nada formativo, nada educativo para uma criança que necessita cuidar do mundo em que está vivendo.
Uma boa alternativa ao shopping é desfrutar da natureza, pisar no chão irregular de terra e grama, tomar sol na cabeça, suar um pouquinho, receber o vento no rosto, tocar em belas árvores, ver um pássaro bebendo água de um rio. As crianças se encantam com a natureza e querem estar junto a ela, mas os adultos, muitos deles consumistas, insistem em levá-las ao shopping - tornando-as consumistas também. 
A natureza exuberante pode ser desfrutada em nossa cidade nos canteiros centrais das avenidas, aquele espaço que nunca pisamos, sempre olhamos para ele à distância através da janela dos apartamentos, dos carros, dos ônibus. Este espaço precisa ser cuidado para que não seja destruído e vire corredor de ônibus.
Melhor do que ir ao shopping é desfrutar da natureza enquanto ela existe. As crianças aprenderão que ela deve ser vivida ao vivo, e não na tela do cinema; aprenderão que nem tudo se precisa pagar para ter prazer - a natureza está disponível gratuitamente para quem cuida dela; aprenderão que a beleza atrativa dos animais, minerais e vegetais é melhor do que o apelo comercial das lojas; aprenderão que o ar puro é mais gostoso e saudável do que o ar condicionado; aprenderão que o sol e mesmo a chuva são presentes que podem ser desfrutados; aprenderão que convidar os amigos para estar na natureza é uma grande oportunidade de um gostoso encontro; aprenderão que o ser e viver são melhores do que o comprar e ter; aprenderão que não se deve consumir a natureza por dinheiro; aprenderão que a felicidade não está no consumismo e sim dentro de cada um de nós. 

 

É urgente que ocupemos este espaço já que a Prefeitura de Salvador, nesta gestão do prefeito Acm Neto, quer destruir 579 árvores e matar dois rios para a construção do BRT - que não vai resolver o problema de engarrafamento porque em pouco tempo as 8 pistas dos viadutos estarão cheias de carros parados.


Esperarei por você no próximo domingo, 29 de abril, às 9h no canteiro central em frente ao Hospital Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares