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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Picaretagem da Prefeitura de Salvador na gestão de Joãos

O pessoal da prefeitura conseguiu o que queria: administrar (de acordo com os seus questionáveis princípios éticos, morais e de transparência) a verba de R$ 567 milhões para a construção de BRT na cidade ao invés de deixar este dinheiro para uma linha de monotrilho que poderia ligar a estação do Iguatemi à Pituba ou construir um VLT do Iguatemi até a estação da Lapa pela av. ACM e Vasco da Gama. O pior é que o João Leão ainda tem a cara de pau de ir para a mídia e dizer agora que defende o Metrô.  


"O acordo pelo projeto de mobilidade urbana para Salvador entre governo e prefeitura deixou todos contentes porque definiu pela escolha dos dois modelos, o metrô e o BRT. O acordo contempla a construção de corredores exclusivos de ônibus (BRT) na Avenida ACM, e entre o Subúrbio e o Acesso Norte, segundo adianta o secretário da Casa Civil, João Leão. O Município terá os R$ 567 milhões do PAC Copa, aprovados para construir as vias exclusivas de ônibus, para realizar estas obras e as demais intervenções nas vias, como passarelas e viadutos. Já ao Estado caberá o metrô da Avenida Paralela e um alongamento do trecho em construção há 12 anos da Estação Pirajá até Cajazeiras. O governador Jaques Wagner (PT) calcula que precisará de R$ 1,6 bilhão, verba que deve vir do governo federal, pelo PAC Mobilidade. Como o sistema será construído e administrado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), as duas esferas ainda esperam contar com recursos de empresas."


Fonte: Bahia Notícias

2 comentários:

  1. Dicas do Nelson para o Sr.Prefeito João Henrique.
    Está vindo aí as verbas de mobilidade urbana de Salvador, olá, não vá nos decepcionar, por favor, hem!? O monotrilho oferece vantagens: único a ficar pronto antes das Confederações-2013(suas vigas e colunas de concreto armado, fáceis de serem instaladas); não espalha canteiros de obras e nem desaloja ninguém de suas casas; não polui o ambiente e tem baixo ruído sonoro; índice quase zero de acidentes(por está anexado a uma presilha que o prende a via, não corre risco de descarrilamento); por trafegar sobre vias elevadas, não disputa espaço com os demais transportes; as obras do monotrilho tem baixo custo se for levado em conta, a versatilidade e a rapidez das obras. Por favor, Sr.João Henrique, seja sábio e sensato e ouça a escolha da população aqui da nossa Salvador, sendo a 3ªmaior cidade brasileira até hoje não tem metrô, uma vergonha! Que se já se pensasse nisto lá há 12 anos atrás, nos poupariam de todos esses constrangimentos, agora como se diz"a essa altura do campeonato", só o monotrilho pra nos tirar dessa enrascada e compensar esses 12 anos sem metrô! Queremos monotrilho, esse negócio de "Salvador cidade das bicicletas" não cola, estamos falando de transporte de massa que desafogue o trânsito caótico de Salvador que consegue ser o pior entre todas as cidades-sedes da Copa-2014. Ou quem é que vai encarar uma bicicleta em dias de chuvas ou debaixo de um Sol escaldante oscilando quase 40C°, hem!? O monotrilho ajuda agora no presente e no futuro e é disso que necessitamos e temos que olhar daqui pra frente. Se fosse lá atrás até que valia pensar no metrô, hoje é diferente e tudo devido aos atrasos indevidos do metrô que pode-se dizer está chegando praticamente tarde demais em salvador! Agora é só concluir as obras já existentes e investir no monotrilho! BRTs, VLTs ou ciclovias só se forem instalados no 1ºpiso da futura ponte de 2 andares Salvador-Itaparica; e no 2ºpiso: vias expressas pra os demais veículos, incluindo moto-faixas pra motocicletas e faixas exclusivas à direita pra transportes de grande porte(medida obrigatória).
    Reforma do Elevador Lacerda(interligando-o por meio do metrocop-bondinhos aéreos da Cidade Alta até o Forte São Marcelo) e nos bondes dos planos Inclinados.
    Lançar a candidatura oficial de Salvador pra o próximo jogos do PAN, depois de Toronto-2015(Canadá). Buscar essa conquista pra Salvador diretamente na COB no Rio(Brasil) e na COI na Cidade do México(México).

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  2. Neuza.
    Concordo, faço das palavras do Nelson as minhas.
    Salvador merece o monotrilho, agora é uma questão de necessidade e honra. As magrelas é para a geração-saúde e não devem ser encaradas como mobilidade urbana pra Salvador. As verbas devem ser aplicadas num meio de transportes de massa como o monotrilho que apresenta as vantagens já citadas acima pelo Nelson. É muito bonito o discursos ecológicos sobre sustentabilidade nos países europeus, se não tomarmos cuidado, vão querer transformar a capital baiana naquelas cidades pobres asiáticas que optam por bicicletas por não dispor de um poder aquisitivo e não porque seja um transporte seguro. A população de Salvador já vive um inferno de engarrafamento, agora imagina povoar a cidade só de ciclovias, bicicletas? Não estamos falando de um transporte de massa que atende todos os grupos da sociedade como por exemplo: mulheres gestantes ou com bebê de colo, deficientes físicos e isso as magrelas não atende. Já vamos logo avisando se essas verbas que a Presidenta Dilma mandou pra Salvador não for aplicadas da forma correta, ah, nós vamos sair às ruas e vai ter pancadarias, chega de nos fazer de bobos! Vocês vem com esse papo-furado de ciclovias, sustentabilidade só pra sobrar dinheiro e investir a bel-prazer sabe-se lá no que, estamos de olho. Queremos o monotrilho e acabou a conversa!

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