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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Registro de Pelegrino defendendo o BRT


CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com redação final
Sessão: 096.1.54.OHora: 09:38Fase: BC
Orador: NELSON PELLEGRINOData: 05/05/2011





SR. PRESIDENTE (Lira Maia) - Concedo a palavra pela ordem ao Sr. Deputado Nelson Pellegrino.
SR. NELSON PELLEGRINO (PT-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Município de Salvador está beirando hoje quase 3 milhões de habitantes, e o problema do trânsito e do transporte na cidade é gravíssimo. Aliás, isso ocorre não só em Salvador, mas também em todas as metrópoles do mundo e nas grandes metrópoles do Brasil.
A Presidenta Dilma Rousseff lançou o PAC da Copa e o PAC da Mobilidade. São 18 bilhões de reais para o PAC da Mobilidade para Municípios acima de 700 mil habitantes. Salvador pode captar em torno de 2,4 bilhões de reais do PAC da Mobilidade.
O que está em discussão, neste momento, na cidade, é a conclusão do metrô. Existem 14 quilômetros que precisam ser concluídos. Desses, 6 quilômetros, mais ou menos, já foram feitos, mas não viabilizam o metrôde Salvador. Precisamos concluir os 14 quilômetros, fazendo um corredor até Pirajá.
Temos um trem que também serve à região suburbana da cidade, com uma população de quase 400 mil pessoas, e esse trem está bem sucateado.
Lutei muito nesta Casa e junto ao Governo Federal. Começamos um processo de revitalização dos trens do subúrbio, e há um projeto de levar os trens do subúrbio à região metropolitana — Simões Filho, Camaçari, Dias DÁvila — , chegando à Mata de São João, Pojuca até Alagoinhas.
Há hoje uma discussão sobre que modal será implantado para fazer o trecho que vai do Iguatemi ao Aeroporto Dois de Julho e depois ao Município vizinho de Lauro de Freitas.
Onze propostas foram apresentadas, propostas que envolvem metrô, VLT, BRT e monotrilho. As 11 propostas foram abertas e estão sendo examinadas. Começará um debate na Assembleia hoje, do qual participarei; quero trazê-lo para a Câmara Federal.
A minha opinião é a de que o modal a ser adotado precisa combinar alguns fatores. Primeiro: integração tarifária. Deve haver uma tarifa sópara se movimentar em todo o sistema. Segundo: combinação de diversos sistemas que já existem. Deve-se concluir o metrô até a estação Pirajá, e não só até o acesso norte, como está previsto hoje, além de se estender e requalificar o trem do subúrbio, transformando-o em trem metropolitano.
Na região central, penso que, neste momento, pelo que está colocado, pelo dinheiro disponibilizado, a proposta que mais corresponde à realidade é o BRT, até por causa da sua infraestrutura e dos seus corredores exclusivos. Hoje ele transporta mais que o VLT. Acho que essa é uma defesa apaixonada. O VLT também é um modal interessante, mas, pelos recursos que temos hoje disponibilizados, o BRT corresponde muito mais àrealidade, porque tem a mesma capacidade do VLT.
É evidente que o metrô seria a solução mais definitiva — é o que todos nós defendemos — , mas não temos recursos hoje para fazê-lo, e precisamos concluir pelo menos esse trecho da paralela até2014, quando acontecerá a Copa do Mundo. Portanto, hoje esse debate está em curso.
O que tenho defendido, Sr. Presidente, é que devemos ter agilidade nessa definição; não podemos ficar ad infinitum nesse debate. Precisamos tomar uma decisão, implantar o modal, concluir o trecho do metrô até Pirajá, revitalizar o trem do subúrbio e fazer toda uma integração, inclusive tarifária, desses modais.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Fonte: Câmara dos Deputados


A história não pode ser apagada, precisa ser relembrada para que nunca mais seja revivida. Mas Pelegrino nos causou muita dor em defender os interesses das empresas de ônibus em detrimento do apoio aos trilhos.  


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3 comentários:

  1. Eu não acredito que quando um político apoie uma causa que se tem muito valor quanto à do BRT seja por conta de interesses, falo porque sou uma estudante comum e eu e a maioria da minha comunidade (cajazeiras) temos a preferência pelo BRT. A minha indignação é ver que nesse site o inteligente redator e apoiador do VLT ache - que pelo amor de Deus é uma causa perdida - que o veiculo leve sobre trilhos seja de grande utilidade para a população carente, então querido, reveja seus conceitos, ok?

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  2. Prezada Letícia, agradecemos por seu comentário. Gostaríamos de dizer-lhe que a nossa missão é muito ampla, temos vários objetivos: 1)Lutar pelos trilhos em toda a cidade, inclusive Cajazeiras, orla, centro da cidade e Subúrbio. 2)Conscientizar às pessoas das maravilhas do transporte sobre trilhos, levando uma realidade que muitas pessoas não conhecem, muitas vezes por nunca terem viajado para utilizar um Metrô/VLT/Monotrilho e conhecer as suas maravilhas ou por estarem apegadas ao único modelo que conhecem (ônibus) 3)Contestar e registrar os defensores do BRT.
    Esperamos que estamos conquistando os nossos objetivos, forte abraço.

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  3. Leticia Rocha,pena que os seus conhecimentos,apesar de estudante,sejam tão limitados. A internet é uma porta aberta para o mundo e para o conhecimento para quem quer usa-la de maneira correta e sensata,não será tão difícil vc entender o quanto são arcaicos os seus conceitos sobre a Mobilidade Urbana.Das duas uma ou vc é mesmo muito desinformada,ou o seu comentário não passa de uma missa encomendada.

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