Páginas

domingo, 23 de abril de 2017

Em urbanismo "menos é mais"


A Prefeitura de Salvador segue em sua tendência de usar e abusar do cimento. A ideia do momento é a construção do BRT (corredor de ônibus) Lapa Iguatemi, uma obra totalmente desnecessária para a cidade, mas muito necessária para construtoras e outros interessados ganharem muito dinheiro. O projeto é tão absurdo que consegue unir em um único bloco de indignados os grandes arquitetos da cidade que tem conhecimento do que foi projetado unicamente como capricho para competir com o moderno Metrô que faz o mesmo percurso, como se houvesse quem fosse suficientemente louco de preferir se deslocar em desconfortáveis ônibus a viajar em confortáveis vagões do Metrô. 
No texto abaixo o respeitadíssimo professor e arquiteto Paulo Ormindo ressalta o absurdo da insistência da Prefeitura de Salvador em licitar - contra todas as vontades dos entendidos do assunto - o famigerado corredor de ônibus, com a construção de 12 viadutos em que não somente ônibus transitarão, mas também carros, carros e mais carros. 
Pelo visto, o que está prevista é uma construção muito robusta, com seu gigantesco custo, incentivando o transporte individual de carros, provocando um desastre ambiental e estético, com equipamento inadequado (ônibus) para uma cidade do porte de Salvador, hoje e no futuro, com pouca durabilidade, e sem resultado efetivo para a melhoria da mobilidade urbana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares