quarta-feira, 18 de abril de 2018
Shopping
Chegou o sábado, e o que fazer com as crianças? Elas não querem estar em casa, querem sair, conhecer coisas novas, divertidas, agitadas e diferentes. E é aí que as mães e pais decidem ir ao shopping para ver um mundo de coisas interessantes e baratas, promoções, novidades, lanche gostoso, cinema, tudo em busca do conforto, tranquilidade, segurança, organização, temperatura agradável, comodidade e diversão.
Ir ao shopping como lazer é uma falsa realidade da cidade. Faz com que as crianças não vivam o mundo com toda sua irregularidade, e sim a estar em um espaço planejado para o consumo - armadilha fácil para a formação de pessoas consumistas. Passear no shopping não é nada formativo, nada educativo para uma criança que necessita cuidar do mundo em que está vivendo.
Uma boa alternativa ao shopping é desfrutar da natureza, pisar no chão irregular de terra e grama, tomar sol na cabeça, suar um pouquinho, receber o vento no rosto, tocar em belas árvores, ver um pássaro bebendo água de um rio. As crianças se encantam com a natureza e querem estar junto a ela, mas os adultos, muitos deles consumistas, insistem em levá-las ao shopping - tornando-as consumistas também.
A natureza exuberante pode ser desfrutada em nossa cidade nos canteiros centrais das avenidas, aquele espaço que nunca pisamos, sempre olhamos para ele à distância através da janela dos apartamentos, dos carros, dos ônibus. Este espaço precisa ser cuidado para que não seja destruído e vire corredor de ônibus.
Melhor do que ir ao shopping é desfrutar da natureza enquanto ela existe. As crianças aprenderão que ela deve ser vivida ao vivo, e não na tela do cinema; aprenderão que nem tudo se precisa pagar para ter prazer - a natureza está disponível gratuitamente para quem cuida dela; aprenderão que a beleza atrativa dos animais, minerais e vegetais é melhor do que o apelo comercial das lojas; aprenderão que o ar puro é mais gostoso e saudável do que o ar condicionado; aprenderão que o sol e mesmo a chuva são presentes que podem ser desfrutados; aprenderão que convidar os amigos para estar na natureza é uma grande oportunidade de um gostoso encontro; aprenderão que o ser e viver são melhores do que o comprar e ter; aprenderão que não se deve consumir a natureza por dinheiro; aprenderão que a felicidade não está no consumismo e sim dentro de cada um de nós.
É urgente que ocupemos este espaço já que a Prefeitura de Salvador, nesta gestão do prefeito Acm Neto, quer destruir 579 árvores e matar dois rios para a construção do BRT - que não vai resolver o problema de engarrafamento porque em pouco tempo as 8 pistas dos viadutos estarão cheias de carros parados.
Esperarei por você no próximo domingo, 29 de abril, às 9h no canteiro central em frente ao Hospital Aliança.
Postado por
Movimento popular por trilhos
às
05:25
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
28 DESTAS PALMEIRAS "RABO DE PEIXE" ORIUNDAS DA INDONÉSIA PODEM SER DERRUBADAS NA AVENIDA JURACY MAGALHÃES PARA FAZER O BRT. ...
-
A produtividade do trabalhador brasileiro está abaixo da média mundial e tem evoluído em ritmo bem menor do a que a dos trabalhadores de...
Nenhum comentário:
Postar um comentário