Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Saiu na imprensa

A campanha "Eu quero VLT em Salvador" caiu no gosto popular. As pessoas pararam de imaginar que o corredor de ônibus - modelo proposto pelos empresários de ônibus e apoiado pela prefeitura de Salvador e por políticos que não enxergam um palmo além da Copa de 2014 - já estava decidido. Sorte nossa a prefeitura não ter capacidade financeira de bancar o projeto o que nos leva a refletir sobre que tipo de administradores temos para a cidade de Salvador.

Vejam como a sociedade baiana já diz em alta voz: "Eu quero VLT em Salvador":


- Vereador Gilmar Santiago - Porque o VLT é melhor para Salvador
             Excelente conteúdo, parabéns Vereador Gilmar Santiago. Texto completo, clique aqui.

"... O que está em disputa não é apenas saber se é BRT ou VLT. Acredito não restar dúvida que o sistema ferroviário, transporte sobre trilhos, é a melhor opção. Mas saber isto é só o começo. A questão é como gerir as transformações na direção da cidade sustentável.

 O lobby que as empresas de ônibus fazem em prol do BRT, inclusive financiando publicações, visa nos oferecer mais do mesmo. O VLT pode representar não apenas mudança na paisagem, quem sabe aproximando Salvador da imagem da tradicional cidade de bondes como foi até há algumas décadas.

Os veículos leves sobre trilhos para transporte em massa de passageiros são muito mais baratos que os metrôs e tem muitas vantagens em comparação ao sistema de ônibus sobre rodas.

Tal como está sendo vendido o BRT é o velho e conhecido ônibus, transporte sobre rodas, com algumas melhorias. Os maiores interessados nesta solução, naturalmente, são os donos das empresas de ônibus. É preciso que os demais interesses da cidade sejam postos na mesa e feita uma avaliação adequada de como vamos gerir todo o sistema, de modo a garantir investimentos nos lugares certos..."

- Vereadora Andréa Mendonça pede que Secretário avalie o VLT
              A matéria é antiga, mas demonstra que a Vereadora Andréa Mendonça defende o transporte sobre trilho há tempo. Parabenizamos também a Vereadora Andréa Mendonça pela excelente atuação de divulgação dos benefícios do VLT nas redes sociais. Veja a matéria.

- Senador Walter Pinheiro apóia o VLT há tempo
              Parabenizamos o Senador Walter Pinheiro que apóia o VLT publicamente há muito tempo, com farta declaração sobre o tema em toda a mídia. Leia o texto.

- Vereadora Marta Rodrigues, Presidente do PT municipal, quer o VLT.
              “... (O VLT) é uma modalidade que traz muito mais vantagem. Além da questão do meio ambiente (é menos poluente), a integração intermodal com os trens, metrô e ônibus é feita de uma maneira mais eficiente."   Texto completo.

- Deputado Yulo defende o VLT
              Sugeriu que a Campanha da Fraternidade defenda como alternativa de mobilidade urbana para Salvador a utilização do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), em detrimento do sistema BRT (corredores de ônibus). Acesse o conteúdo.

- Turma de arquitetura 2011 - UFBA - Saibam do BRT/VTL 
             Muito bom material explicativo sobre o tema, bastante explicativo. Ao final, o cartaz da campanha "Eu quero VLT em Salvador". Esparamos ver este cartaz publicado nos murais de todos os centros de estudos de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho. Acesse o blog.

Acesse o manifesto em defesa do VLT em Salvador para que possamos desfrutar de transporte sobre trilhos de qualidade. Leia, assine aqui e participe deste movimento que enxerga Salvador muito além da Copa de 2014, já temos 2.800 assinaturas em quase duas semanas de coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares