Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

BRT poderá prejudicar o Trânsito na Avenida Paralela




A terceira cidade mais populosa do Brasil e a única entre as grandes capitais brasileiras a não possuir metrô apostará, mais uma vez, na utilização de mais ônibus, para tentar solucionar os constantes congestionamentos na Avenida Paralela, a mais movimentada de Salvador. Em um projeto feito em parceria com os empresários de ônibus da capital baiana, a Prefeitura de Salvador pretende destinar as faixas, em cada sentido desta avenida, mais próximas ao canteiro central, para o uso exclusivo dos ônibus (veja a figura acima). Entretanto, o que deveria ser uma solução paliativa para os atuais transtornos poderá causar, em um curto prazo, justamente o efeito contrário: ainda mais congestionamentos.

Isso deverá ocorrer justamente pelo fato de as faixas que serão destinadas aos ônibus ocuparem as bordas do largo canteiro central desta avenida, impedindo que esta seja ampliada futuramente com mais faixas para os outros veículos.

Assim como ocorreu em outras cidades que implantaram o BRT, como por exemplo, Curitiba, Bogotá, etc., a superlotação dos ônibus e das estações se tornaram coisas comuns e é uma consequência deste sistema de baixa capacidade para transporte de passageiros quando comparado ao metrô ou VLT. O fato é que dificilmente os proprietários de carros serão estimulados a deixar seus veículos nas garagens e troca-lo pelo BRT para viajar numa condição tão adversa e insalubre.

2 comentários:

  1. Boa Noite amigo!!!
    O problema todo e a incapacidade dos gestores públicos que os colocamos no poder, agora não adianta chorar o leite derramado...
    è mais fácil implantar um BRT e encher as burras dos empresários de dinheiro, q ter que colocar a cabeça para pensar, ainda temos um grande probema, a tal corrupção, todo mundo se vendendo.
    Aí eu pergunto!!! cadê a UNE, UBES, os estudantes, pq eles não vão para as ruas???
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite amigos!!!
    è lamentável e vergonhoso, perdermos a oportunidade de resolver problemas crônicos e berrantes, no caso dessa maldita mobilidade urbana de Salvador, esses canalhas não estão nem aí pro povo, querer jogar mais ônibus nas ruas é travar definitivamente o trânsito e continuar a escravisar o povo dessa cidade, já está mais que na hora do MP entrar em ação e puxar pra si a responsabilidade de decidir, tem que ter transparência, pois é um assunto que interessa a população, assunto esse que não vai pras ruas...
    abraços

    ResponderExcluir

Postagens populares