Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Cidade Baixa


A cidade Baixa anda meio fora das discussões do temas de Mobilidade, Social, Econômica e Urbana.A partir da década de 70,com o inicio do funcionamento do Shopping Iguatemi em 1975, a região do comércio na Cidade Baixa onde funcionava o centro financeiro da cidade, um bom comércio varejista, escritórios comercias, centros de distribuição, escritórios de advocacia e tantas outras atividades ligadas a vida da cidade, começou a perder a sua força e a importância que tinha para Salvador. O bairro do Comércio era uma referência para tudo e para todos, até mesmo na questão da mobilidade urbana (Elevador do Tabuão desativado em 1959) além dos Trólebus Italianos desativados na década de 70, tinha um dos melhores serviços de transportes que ligava a Praça da Inglaterra ao Bairro de Nazaré, era a famosa linha Nazaré Comércio operada na época  pela empresa Transpenisular com seus belos e confortáveis micro-ônibus (com música ambiente e uma pintura vistosa) tipo Monobloco MB. A partir de então a região que outrora era o coração financeiro da cidade de Salvador começou a perder o fôlego e a forte migração de uma grande parte dos bancos, escritórios, empresas diversas e comércio do varejo para a região do Iguatemi decretou o esvaziamento daquela região atingindo de cheio também a famosa rua Chile onde estavam situadas as melhores lojas da cidade entre elas Sloper, Duas Américas e algumas importantes joalherias e até o antigo e badalado Palace Hotel com os seus belos musicais de fim de tarde também não resistiu, a Rua Chile era chique. A decadência aconteceu sem que ninguém em tempo algum atentasse para o fato do desmonte de uma importante e histórica parte da cidade e tomasse alguma providência para evitar a catástrofe. E por isso pensando na revitalização da Cidade Baixa em toda a sua extensão do Comércio à Ribeira, é que pensamos em algumas ideias e soluções para a sua recuperação. 


Para que isso aconteça, a sua revitalização através de uma ampla restauração e não com reformas que descaracterizariam uma região da cidade ainda com ares bucólicos e históricos, com a implementação de um conjunto de medidas começando com um moderno sistema de transportes sobre trilhos, VLT-Tramway, ligando o Comércio à Calçada, Largo de Roma, Caminho de Areia Ribeira e uma outra linha ligando Largo de Roma, Bomfim, Madragoa, a recuperação e RESTAURAÇÃO  arquitetônica das edificações, ruas, praças e monumentos históricos existentes, a implementação de um polo de turismo sustentável criando-se micros, pequenos e médios empreendimentos, nas áreas de gastronomia, artesanatos, artes, cultura, turismo náutico e religioso e a criação de pousadas e hostéis (os hostéis também conhecido como albergues são  importantes provocadores de intercâmbio cultural ). Todos esses investimentos deverão ser pulverizados em toda a extensão da cidade Baixa com ênfase para os bairros ao longo da orla, mais investimentos em pequenos centros produtores de artesanatos, gastronomia, confecções etc que fornecerão seus produtos para os comerciantes nas diversas áreas, deverão ser criados nos bairros fora do eixo turístico beneficiando a população local. Tudo isso irá garantir sem dúvida a geração  de emprego e renda com a participação das comunidades locais. A revitalização da Cidade Baixa com a utilização sustentável da região para atividades no turismo, cultura, arte, gastronomia e laser preservando as características originais ainda existentes na maior parte da sua área, pois o índice de verticalização a partir do Largo dos Mares é um dos mais baixos de Salvador, traria inúmeros benefícios para a nossa cidade e especialmente para os moradores do local, alavancando oportunidade de trabalho e renda para muitos. Hoje um dos poucos locais visitados por turistas que lá se destinam ainda é a igreja do Bonfim, locais como a Ribeira, Av.Beira Mar, Boa Viagem, Humaitá, Pedra Furada etc, revitalizados  e reestruturados seriam um forte atrativo para a atividade econômica voltada para o turismo. Lembrando que o sistema náutico também terá uma boa participação como vetor de turismo e transporte, acrescentando-se também a recuperação e a modernização da ferrovia e dos trens do subúrbio que certamente se integrarão no contesto da recuperação e reestruturação econômica,social e urbana de toda Cidade Baixa. - Pregopontocom - ( O centro da cidade alta é outro capitulo ) Vamos Salvar Salvador.


Fonte: Pregopontocom


Veja outras postagens interessantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares