Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Proteção para os ciclistas

A estudante britânica de design Emily Brook desenvolveu um aparelho chamado Blaze, que pode facilitar e até mesmo salvar a vida dos ciclistas urbanos. Inconformada com o dado de que 80% dos acidentes de trânsito acontecem quando as bicicletas estão no “ponto cego” dos veículos motorizados, ela desenvolveu um minidispositivo, que, instalado no guidão da bicicleta, projeta a imagem de uma bike verde no chão a aproximadamente um metro a frente do condutor da magrela.



A ideia é que os motoristas possam enxergar o ciclista antes dele entrar em seus campos de visão, evitando assim atropelamentos. Muito bom, não é? Brook está no último ano da faculdade de design de produto, e teve a ajuda de especialistas em segurança rodoviária para desenvolver o Blaze.

Segundo divulgado pelo site Super Interessante, a imagem projetada a laser pode ser vista nitidamente, inclusive durante o dia. O aparelho ainda possui um “botão de emergência”, que, se acionado, projeta a imagem da bicicleta em modo “pisca-pisca”, chamando ainda mais a atenção dos motoristas.

Segundo o site Bike Radar, Brook concluiu que: “Mesmo quando acesa como uma árvore de Natal, uma bicicleta não pode ser vista desde o ponto-cego de um motorista de ônibus. Com o Blaze, o motorista vê a bicicleta antes do ciclista, e eu acredito que esse dispositivo possa realmente fazer uma diferença-chave no modo como as estradas estão tratando a vida dos ciclistas.”

Por enquanto, o Blaze é apenas um conceito, mas Brook já foi convidada a integrar o Programa de Empreendedorismo da Universidade de Brighton, nos EUA, para aperfeiçoar o produto e vendê-lo em grande escala.



Fonte: Webmotors


Veja outras postagens interessantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares