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domingo, 14 de agosto de 2011

E se o Metrô de Salvador estivesse na China?



A China  inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que  liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
O Brasil escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, no Rio Grande do Sul,  o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa e o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões.
O que queremos saber é: e se o Metrô de Salvador estivesse na China em quanto tempo teria sido construído e quanto teria custado?


E a ponte Salvador-Itaparica, quanto custará? No projeto está estabelecido o espaço para os trilhos por onde circulará um trem? A Bahia precisa investir mais em espaços para trilhos. 


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3 comentários:

  1. Pq não trazem os chineses para construir a ponte e o Metro de salvador ? `uma boa solução, acreito que ficaria pronto para a Copa do mundo de 2014. Aí sim, os baianos poderiam comemorar de verdade...

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  2. Acho melhor deixarem eles lá quietos,se aqui vierem correm o risco de se contaminarem com uns vírus que lá eles não conhecem tipo, o SPF, (super faturamento)CPA, (corrupção ativa)PPN, (propina)DVBS, (desvios de verbas)FDL,(fraude de licitações)CX2,(caixa 2)FCPC,(financiamento de campanhas de políticos corruptos),ai pronto,seria sim ,o fim do mundo.Temos que preservar a China para que continuem pelo menos servindo de expl. para o resto do mundo,lá politico CORRUPTO não se cria.

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  3. A comparação é duvidosa, considerando que os custos na China são mais baixos, e as autoridades chinesas não são fontes tão confiáveis… Segundo o Jornal inglês “The Telegraph”, a ponte chinesa custou sete vezes mais, o equivalente a uns R$ 16 bilhões. As continhas do matemático perdem a força, corrupção brasileira à parte.

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