A cidade de Salvador, carente em transporte público de qualidade sobre trilhos e com péssimo serviço de transporte sobre rodas, por responsabilidade das empresas de ônibus e por falta de organização da prefeitura, sempre que fez menção ao corredor de ônibus como solução para o caos evidenciou a necessidade de gastar R$ 600 milhões. Vamos mostra agora que para melhorar o trânsito da cidade com a utilização do ônibus não é tarefa do outro mundo nem custa os olhos da cara, basta ter vontade de fazê-lo e competência.
1º passo - Escolha uma rua ou avenida com o trânsito caótico
2º Passo - Selecione uma faixa para que seja exclusiva para ônibus, uma para ir e outra para voltar. Para lembrar a todos que ali é uma pista exclusiva de ônibus pinte toda a extensão da faixa de outra cor (vermelhor ou verde, não pinte de preto para não coincidir com a cor do asfalto). Escreva na faixa em cor branca "Exclusiva de ônibus".
3º Passo - Fiscalize para punir aos motoristas de veículos particulares que desobedecerem ao cumprimento da faixa exclusiva para ônibus. Mas faça-o de verdade, o prefeito da cidade tem de ter vontade de fazer a coisa bem feita senão as pessoas vão bagunçar e nada vai funcionar. Não é necessário colocar um agente de trânsito a cada 100 metros, utilize a tecnologia com sensores eletrônicos e câmaras.
4º Passo - Permita também que bicicletas e motocicletas circulem livremente por esta faixa, mas não precisa escrever tudo isso senão a faixa vai ficar cheia de letras e ninguém vai entender o que está escrito.
5º Passo - Desfrute de uma cidade com corredor de ônibus (e também de bicicleta e motocicleta) com o trânsito fluindo bem, sem gastar R$ 600 milhões e com os motoristas de veículos particulares respeitando as normas.
Estes manual prático pode ser aplicado imediatamente na cidade de Salvador em muitas avenidas. Sugerimos aplicação imediata na av. ACM, Vasco da Gama e Bonocô. É muito fácil Sr. prefeito João Henrique, é só querer fazer a coisa certa sem gastar indevidamente o dinheiro da cidade. Mas para isso é preciso antes de tudo querer fazer.
Fotos: Nova Iorque.
Veja o abaixo-assinado: http://salvadorsobretrilhos.blogspot.com.br/2017/07/abaixo-assinado-contra-derrubada-das.html
Veja outras postagens interessantes
Veja: O Metrô de Nova Iorque
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Como fazer corredor de ônibus sem gastar R$ 600 milhões
Postado por
Movimento popular por trilhos
às
22:26
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
BRT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
28 DESTAS PALMEIRAS "RABO DE PEIXE" ORIUNDAS DA INDONÉSIA PODEM SER DERRUBADAS NA AVENIDA JURACY MAGALHÃES PARA FAZER O BRT. ...
-
A produtividade do trabalhador brasileiro está abaixo da média mundial e tem evoluído em ritmo bem menor do a que a dos trabalhadores de...
Você acha que com a grande e belíssima educação do povo brasileiro, isso vai ser respeitado? rsrsrsrs....
ResponderExcluirSe não houver respeito há de ter punição com multa para quem desobedece a faixa exclusiva de ônibus. Só assim as pessoas mal educadas vão aprender a respeitar a cidade.
ExcluirOlá! Excelente postagem. Parabéns pelo conteúdo do blog!
ResponderExcluirCamila
Prezado leitor, obrigado por seu comentário. Acreditamos que má educação do povo brasileiro se resolve com campanha educativa e instrumentos de fiscalização e punição. Mas, antes de implantar um projeto deste na cidade é preciso que o Metrô esteja em funcionamento para reduzir o fluxo de carros na cidade. A Prefeitura de Salvador implantou faixas exclusivas de ônibus mas não funcionou porque o sistema de transporte da cidade de Salvador precisa ser totalmente reformulado. Além disso a fiscalização e punição necessita ser ativa e educativa. Forte abraço,
ResponderExcluirMinha gente, dizem que de bem intencionados o inferno está cheio. O que não falta é projeto. Quando se falou em seiscentos milhoes, não se está contabilizando apenas o "corredor", neles estã implicita "o milho pros bonbos". Os sescentos milhoes é um pedido dos empresarios: deixa este povo ser carregado por nós. so isto, os seiscentos é detalhe. NÃO FALTA PROJETO, NÃO GENTE. AGORA MARCAR ASFALTO E ESPERAR QUE BRASILEIRO OBEDEÇA, tenha paciencia: so se obedece a sinal aqui se tiver semaforo , multa alta ou um soladado embaixo. NÃO HÁ CAMPANHA EDUCATIVA PARA ESTA GENTE NÃO, MEUS CAROS. Está cheia de semafaro a cidade, e sinais de pedestres, tente atravassar uma sem olhar para um lado ou para outro: morte ou hospital na certa. no dique tem esta faixa exclusiva para onibus e até bem demargada, deem uma olhadinha lá: carro vai para as de onibus e estes vêm para as que não são deles. tem solução, tem. mas não para esta geraçao, onde motoristas transportam crianças para a escola como se estivesse em corrida de formula um . e invande sinal, ultrapassa de qualquer jeito, buzina em frente à escola. ESTÁ GERAÇÃO QUE AI ESTÁ ESTA PERDIDA. TEM QUE COMEÇAR TUDO DE NOVO!
ResponderExcluirSe a educação não funciona a punição deve ser aplicada. O que não pode é gastar uma fortuna para fazer pistas elevadas de corredor de ônibus somente porque alguns poucos não obedecem as regras de trânsito e não são punidos pelo poder público. O que falta é vontade de fazer o melhor no menor custo.
ExcluirBug, leia de novo a matéria, nela está descrita a centralidade da punição àqueles motoristas que descumprem a proibição de circulação na faixa de ônibus. Já temos um monte de câmeras e radar na cidade, podemos ter mais algumas para fiscalizar as faixas exclusivas de ônibus. É só querer. E, claro, os motoristas que iam ter menos espaço iam ficar zangados, mas vai que eles se tocam que transporte individual privado é luxo e não direito).
ResponderExcluirQuando educa-se puxando do bolso (fiscalizando e multando) se educa sim.. ahh e como se educa.
ResponderExcluirE verdade, em Salvador, tinha faixas exclusivas do lado direito. Concordo que simplesmente foram sinalizadas com linha branca larga, sem tinta no asfalto mesmo. Porém, em ausência de fiscalização real, hoje elas não existem mais.
ResponderExcluirEmpresas da Buzumafia não se responsabilizam pela qualidade do serviço público de transporte e a prefeitura não cobra, pelos interessos que conhecemos. Em relação a bicicleta, é necessário INSTRUIR os motoristas sobre seus deveres em relação aos ciclistas, em prioridade. E fiscalizar, de novo. A infraestrutura vem acompanhando, só...
Em Brasília as faixas de pedestres são respeitadas por 99% dos motoristas (sempre tem um sacana que finge que não viu ou ruma o carro mesmo). Mas só chegou a esse nível porque por muito tempo houve fiscalização e multa.
ResponderExcluirQuando vou para Salvador tenho de me redeseducar para desrespeitar as faixas de pedestre pra não levar uma batida do carro de trás ou quando consigo respeitar, o pedestre nem acredita... acha que é pegadinha.
Complementando, a faixa de buzu seria respeitada se tivesse ocorrido uma campanha educativa SEGUIDA de uma campanha de multa de motoristas. E precisava estar melhor sinalizada. Como diz o post com uma cor diferente.
ResponderExcluirFalta de educação se resolve com multa.
Muori bom! E ai riformular os serviços de ônibus a cidade precisa pegar o exemplo de cidades onde o transporte público funcione sem problema - por exemplo Zurique na Suíça. E se empresas privadas fazem o serviço a prefeitura precisa estabelecer regras de horário, de qualidade e de segurança e fiscalizá-los!!
ResponderExcluir