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sábado, 7 de maio de 2011

Pinheiro defende o VLT como solução para o transporte público de Salvador


O senador Walter Pinheiro (PT-BA) voltou a defender hoje (05/05), em pronunciamento da tribuna, a implantação do sistema VLT (veículos leves sobre trilhos) como solução para o problema de transporte público em Salvador. O senador cobrou, também, a conclusão dos 12 quilômetros do metrô da capital baiana, cujas obras se arrastam há dez anos.
Pinheiro fez a defesa do VLT diante de mais um sofrimento da população soteropolitana enfrentado esta semana, quando ficou inesperadamente sem transporte público diante das paralisações relâmpago dos rodoviários em campanha por melhores salários e condições de trabalho, como redução em uma hora da jornada diária e folgas nos fins de semana.
Segundo Pinheiro, o transporte público de Salvador não ficará melhor nem pior com o final do movimento. “Apenas devolverá aos usuários a rotina de atrasos de uma frota envelhecida, sem segurança ou qualquer conforto para os passageiros que por esse serviço pagam uma tarifa elevada”, acrescentou.
O senador defendeu o aproveitamento da janela aberta com a Copa do Mundo de 2014, que terá em Salvador uma das cidades-sede, para se consolidar uma melhoria do transporte público para além do evento. “A copa de 2014 vai durar um mês, e quando ela passar a população soteropolitana continuará usando o sistema de transporte implantado para corrigir a ineficiência dos ônibus”, disse.
Ele também criticou a situação da frota de ônibus de Salvador, com 2.457 veículos com quase cinco anos de uso. “Nesse período de tempo, os usuários de transporte individual, que sofre desgaste muito menor, geralmente já têm substituído os seus carros pelo menos uma vez”, comparou.
Pinheiro disse que Salvador reclama uma revolução no seu sistema de transporte público, como a ocorrida na virada do século XX, quando foram instalados os primeiros veículos sobre trilhos na Bahia, inicialmente puxados a burros e depois eletrificados. “Passados mais de cem anos dessa experiência, os veículos sobre trilhos voltam a se apresentar como solução para o transporte público não apenas de Salvador, mas também de toda a sua Região Metropolitana”, disse.
“O VLT vai promover o reencontro do sistema de transporte público de Salvador com as suas origens, completou Pinheiro, advertindo que para a implantação desse sistema, será preciso vencer o lobby dos que defendem o sistema BRT, sigla em inglês para ônibus rápido no trânsito, que não passa da utilização de ônibus em corredores exclusivos.
Depois de lembrar que Estado abriu quarta-feira as propostas apresentadas por diversas empresas para o sistema de transporte para a Copa, Pinheiro insistiu: “Talvez 60 mil pessoas em Salvador se desloquem para assistir aos jogos na nova Fonte Nova, mas Salvador precisa de um transporte que enxergue os mais de 600 mil soteropolitanos que precisam se locomover todos os dias”.
Ele quer que a escolha recaia sobre um projeto que possa entregar a Salvador, à região metropolitana, um sistema de transporte eficiente. “Esse sistema tem que ser sobre o trilho, que integre o sistema atual e que possa verdadeiramente solucionar os graves problemas da nossa cidade”.

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