Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Imbassahy concorda com o movimento "Eu quero VLT em Salvador"

O deputado federal Antônio Imbassahy demonstrou concordância com os princípios do movimento "Eu quero VLT em Salvador" que defende a predominância do transporte sobre trilhos (Metrô, VLT e Trem) na cidade de Salvador. Em entrevista registrada em sua página de internet ele expõe aquilo que concordamos plenamente: precisamos de Metrô, para locais de alta capacidade e VLT para locais em que a demanda seja menor. O movimento "Eu quero VLT em Salvador" parabeniza o deputado por seu posicionamento. 


"Nem BRT, nem VLT, Imbassahy defende o metrô de Salvador


A despeito da polêmica instalada sobre qual sistema intermodal de transporte se adequa mais às necessidades da capital baiana, atualmente, se o BRT ou VLT, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) é taxativo: nem um, nem outro. No entendimento do parlamentar, o mais importante para a cidade e sua população, hoje, é a retomada do projeto original do metrô, com 12 quilômetros. Segundo o deputado, o governo federal cometeu uma grande injustiça com Salvador, ao mutilar o projeto, reduzindo à metade o alcance do metrô, na atual administração municipal. 

"O metrô precisa se estender até Cajazeiras, passando por Pau da Lima, região onde moram mais de 600 mil pessoas. Esse é o debate que precisa ser travado agora, apesar de o prefeito João Henrique já nem estabelecer mais prazos para dar início ao serviço, como fazia antes. Essa discussão sobre BRT ou VLT, neste momento, interessa mais a empresários ligados ao setor de transporte", dispara Imbassahy. 

O parlamentar entende que, num segundo momento, o VLT será muito mais interessante para atender a Salvador de amanhã, por oferecer maior capacidade de transporte e rapidez. "As cidades no mundo que estão se modernizando tem buscado esse tipo de modal, e não mais o ônibus. O BRT só aprofunda o atraso", conclui. 

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável e eficiente, em corredores exclusivos. 

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ou metrô de superfície, é uma espécie de trem ou comboio cujo equipamento e infra-estrutura são mais leves que os usados em sistemas de metrôs ou trens de longo curso." 



Fonte: http://www.antonioimbassahy.com.br/materiaIntegra.cfm?id=313

Um comentário:

  1. O metrô é um veículo de transporte de pessoas sobre trilhos, mas pesado, de grande capacidade. O VLT, como o nome diz, é um veículo leve sobre trilhos. Nas metrópoles, o VLT não substitui metrô ou trem metropolitano - ele complementa o sistema. O VLT é um bonde moderno. Claro que é necessário concluir o metrô, mas isso não impede, na lógica da complementaridade, que os ônibus sejam substituídos por VLTs, com a imensa vantagem de serem movidos a energia elétrica e, portanto, não poluentes. Apoiamos a luta de vocês por metrô, VLTs, e por mais e melhores trens metropolitanos.

    ResponderExcluir

Postagens populares