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terça-feira, 14 de junho de 2011

BRT é o pior modelo para Salvador


O BRT (corredor de ônibus) foi o pior projeto de mobilidade urbana entre os projetos apresentados na PMI feita pelo Governo da Bahia. Apesar do forte lobby dos empresários de ônibus de Salvador, que através de publicações compradas na imprensa local, afirmarem que o ônibus é um "metrô sobre rodas" e que atende, inclusive, a demanda de uma rede estruturada de metrô, desafiando a Física e a inteligência dos soteropolitanos, o BRT é um sistema defasado, poluente e de baixa capacidade, não precisando ser nenhum especialista para chegar a esta conclusão.

A cidade de Bogotá é citada como um exemplo bem sucedido de implantação do BRT, lá chamado de Transmilênio. Entretanto, se o BRT é tão bem sucedido lá, por qual razão o governo de lá pretende investir em metrô? Sim, exatamente isso! Enquanto os defensores do atraso tentam impedir Salvador de possuir um sistema moderno e de alta capacidade, cidades que já passaram pela experiência do BRT agora tentam oferecer um transporte eficiente aos seus cidadãos por meio de investimentos em metrô, a exemplo do que querem Curitiba e Bogotá na Colômbia. Será que apenas Salvador merece ser condenada ao atraso chamado BRT?

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