Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mobilização por transporte coletivo de qualidade

Somos cidadãos comuns - profissionais, estudantes e aposentados - e defendemos um transporte público de qualidade na cidade de Salvador e Região Metropolitana. Não temos ligação com partidos políticos, com pessoas em mandato eletivo e nem com empresas que prestam serviços públicos. Nesta campanha estamos trabalhando pela mobilização da sociedade, mantendo contato com parlamentares, participando de palestras, encaminhando notícias para a mídia e realizando ações nas redes sociais (facebook e  twitter). Não ganhamos nada financeiramente (muito pelo contrário) e investimos muito tempo, energia e dedicação pelo bem comum. 

Sabemos que a melhoria da mobilidade urbana afeta a qualidade de vida de todos, daqueles que necessitam de transporte coletivo (superlotado, atrasado, que dá voltas e voltas pela cidade, desconfortável, caro etc) como também daqueles que andam em carro particular com vidros fechados, ar condicionado, música ambiente e que pode correr até 160km/h mas que anda a 30km/h porque a cidade está TODA ENGARRAFADA. Quando tivermos transporte coletivo de qualidade sobre trilhos (Metrô e VLT) as pessoas utilizarão o transporte coletivo e deixarão o carro particular guardado, desta forma todos ganharão com menos engarrafamento. 

Não temos preferência por um tipo específico de transporte já que sabemos que todos são importantes e um deve complementar o outro. No entanto, sabemos que o transporte sobre trilhos (Metrô e VLT - Veículo Leve sobre Trilhos) é o que melhor se adequa para região com elevada quantidade de passageiros como a av. Paralela e que devem ser os principais modais de transportes, ônibus deverá ser utilizado de forma secundária em vias de menor movimento. 

Analisamos também o aspecto de proteção do meio-ambiente com a proteção do canteiro central da av. Paralela que será preservado com a adoção do VLT ou do Metrô, porém o corredor de ônibus (BRT) propõe a criação de duas novas pistas de asfalto por toda a extensão e a certeza de que o engarrafamento não acabará pois ninguém deixará o carro em casa para tomar ônibus.

Quando iniciamos a campanha pela mobilidade urbana em Salvador - que necessariamente deveria adotar o transporte sobre trilhos (Metrô, VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, Trem, Monotrilho etc) - identificamos no VLT a grande possibilidade de tirar as cidades de Salvador e Lauro de Freitas do caos em que se encontram. Naquele momento, a disponibilidade financeira de R$ 600 milhoes só permitia implementar o VLT, um transporte sobre trilhos com menor capacidade de transporte do que o Metrô.

Mas a situação mudou e mais recursos financeiros serão destinados à mobilidade urbana, algo que chega em R$ 3 bilhoes. Diante desta nova realidade o Metrô é possível e passou a ser a nossa grande salvação.

No PMI do Governo do Estado há quatro propostas de Metrô e uma do Monotrilho. Apostamos no Metrô e adaptamos a nossa campanha para ele. A partir de hoje usaremos um novo slogan de nossa campanha: "Eu quero trilhos" e adotaremos um novo blog salvadorsobretrilhos.blogspot.com que, apesar de levar o nome da cidade de Salvador, também defende o mesmo para Lauro de Freitas e Região Metropolitana.
Adaptaremos as nossas ações de mídia para esta nova realidade e necessitamos de MOBILIZAÇÃO de todos pelo Metrô. Faça a sua parte, nós estamos fazendo a nossa, os(as) parlamentares que apóiam o movimento estão fazendo a deles(as), somente assim conquistaremos transporte público de qualidade para quem transita nele e menos engarrafamento para quem usa carro particular.

Faltam poucos dias, no dia 20 de junho sairá o resultado. O momento é importantíssimo para todos nós, a nossa qualidade de vida depende desta decisão: MOBILIZAÇÃO URGENTE!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares